domingo, 13 de agosto de 2017

OBSCURITY VISION - Obscurity Creation (Demo EP)


2002/2016
Selo: Independente
Nacional

Nota: 7,7/10,0

Tracklist:

1. Obscurity Creation
2. Slow Agony
3. Last Chance to Life
4. Dark Victory Day
5. I Can See (bonus)


Banda:



Rafael Vicente - Vocais
Luiz Rodriguez - Guitarras
João Rodriguez - Guitarras
Nery Bauer - Baixo
Luiz Trentin - Bateria


Contatos:

Twitter: 
Instagram: 
Bandcamp:

E-mail:

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Bandas e mais bandas vão surgindo e gravando todos os dias. O lado ruim é que nem sempre nos alcançam, pois é quase impossível ouvir e assimilar tanta coisa junta de uma vez só, mas há um lado muito bom: aqueles grupos que realmente possuem algo bom a dizer vão deixando testemunhos gravados, o que ajuda na construção musical de estilos nacionais de Metal, na criação de uma identidade. E podemos dizer que o OBSCURITY VISION, de Balneário Rincão (na região litorânea de Santa Catarina) veio para ficar, como o EP “Obscurity Creation” deixa claro.

O grupo foca seus esforços na criação de uma forma brutal de Death/Black Metal, mas adornada com melodias ótimas. E isso confere ao quinteto uma personalidade musical bem diferente do que estamos acostumados, foge dos padrões que existem agora. E fica ainda mais impressionante se pensarmos que o original é de 2002, quando o estilo ainda estava focado em ser explosivo e doentio aos ouvidos. Aqui, já se percebe uma banda (na época da gravação, um quarteto) que de 2002 olhava para o futuro!

Sim, o trabalho do grupo é de primeira!

A produção musical que não está à altura da música deles. Por ser originalmente uma Demo Tape (algo ainda comum por volta de 2002), os recursos eram bem caros, e aqui, a banda fez o melhor que pode. Mas a sonoridade está abafada demais (aquela velha impressão de uma nuvem de fumaça cobrindo a música que todos possuem), os timbres instrumentais não estão 100%, e a bateria ficou bem escondida. Novamente: o original é de 15 anos atrás (onde muitos Demo CD tinham gravações ainda mais sofríveis que esta), e, além disso, uma gravação independente, logo como exigir muito? Está bom, mas longe do que eles merecem.

O OBSCURITY VISION possui identidade própria dentro daquilo que se propõe a fazer, se distanciando de fórmulas musicais já desgastadas pelo uso. Lançando mão de linhas melódicas bem definidas e um “approach” melódico nas guitarras (claramente oriundo do Metal tradicional), eles mostram que estão dispostos a tudo para mostrarem seu trabalho.

“Obscurity Creation”, “Slow Agony”, “Last Chance to Life” e “Dark Victory Day” são músicas antigas, mas é evidente o quanto a banda era promissora em 2002. Todas são cheias de energia, transbordam identidade e são muito bem feitas, embora o clima em geral seja quase que de um ensaio em estúdio. Os vocais oscilam entre o rasgados e o gutural sob uma estrutura harmônica melodiosa formada pelas guitarras, que tem o suporte de uma base rítmica sólida e com boa técnica. Uma pena que a gravação não ajuda muito. Mas estabelecendo uma ligação com o presente, temos “I Can See”, faixa bônus gravada ano passado, onde a gravação já é bem melhor, e podemos perceber que o grupo está soando mais agressivo que antes, mais pesado, um pouco mais voltado ao Death Metal tradicional, mas mesmo assim, existem belas melodias aqui e ali, dando pistas do que nos aguarda no futuro da banda.

No mais, o OBSCURITY VISION merece aplausos pela resiliência, por não se render e estar de volta disposto a rachar crânios!


Nenhum comentário:

Postar um comentário