segunda-feira, 25 de setembro de 2017

HUMAN - Sad Modern World (Álbum)


2017
Selo: Headcrusher Produções, A Fronteira Produções, Insulto Produções, IHell Productions, Bicho Grilo, Odicelaf, Holocaust Prod.
Nacional

Nota: 8,1/10,0


Tracklist:

1. Beyond Good and Evil
2. Make Your Choice
3. Sad Modern World
4. Evolution at Any Cost
5. Checkmate
6. We Can Live Our Time
7. Sweet Home of Stars
8. Ideal Created, Reality Denied
9. Break the Chains of Your Mind


Banda:


Pedro Neto - Vocais
Níass - Guitarras
Rafael Sampaio - Baixo
Clauzio Maia - Bateria


Contatos:

Site Oficial: 
Instagram:
Bandcamp:


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Uma das maiores dificuldades para os músicos de Metal é justamente como se reinventar no meio de tantas e tantas bandas. O desafio nunca é simples, mas muitas vezes, a saída é inserir algumas influências musicais diferentes dentro do que deseja fazer. E nessa fusão, algumas bandas criam algo realmente muito bom e mesmo não usual, como é o caso do quarteto HUMAN, de Feira de Santana (BA). Sua musicalidade híbrida é um atrativo e tanto, como podemos conferir em “Sad Modern World”, primeiro “full-length” do grupo.

O quarteto tem uma forte influência de BLACK SABBATH e outras bandas de Metal tradicional, mas com doses de elementos de Prog Metal à lá QUEENSRYCHE e FATES WARNING antigo. Óbvio que isso os leva ao uso de um trabalho técnico acima da média, mas distante de certas masturbações que cansam a paciência dos ouvintes. Além do mais, o foco do quarteto é o peso cavalar e uma grande energia mais crua e envolvente que o que o Prog Metal nos oferece. E dessa forma, a sonoridade do grupo transpira personalidade.

Sim, o trabalho do HUMAN é muito bom.

A produção, mixagem e masterização de “Sad Modern World” é das mãos de Marcos Franco, com tudo feito no Revolusom Estúdio, em Salvador (BA). A banda até conseguiu uma qualidade sonora boa, nos permitindo compreender o que estão tocando e o que desejam de sua música. Mas está cru além do ponto, onde deveria ser mais limpo e definido, e embora não chegue a causar transtornos enormes, a banda merecia algo mais bem finalizado.

A arte visual do CD é muito interessante. Da capa subjetiva à diagramação simples do encarte, tudo ficou singelo e funcional, sem exageros, e funcionou bem para o trabalho do quarteto.

Vocais melodiosos e fortes, guitarras pesadas e com riffs à lá Tony Iommi, baixo bem trabalhado e com influências de jazz, e uma bateria técnica e pesada são o que a banda funde, e o resultado dessa fusão nos é oferecido de coração aberto, com arranjos musicais bem feitos e técnica sóbria (sem nada exagerado). E é justamente por isso que o HUMAN se sai muito bem.

Todas as 9 faixas são ótimas, mostrando uma banda muito talentosa. Mas o Prog Pesado e intenso de “Beyond Good and Evil” e seus arranjos Progressivos e pesados (ótimo trabalho de baixo e bateria), a crueza “sabbáthica” intensa de “Sad Modern World” e seus vocais de primeira (que vão de timbres altos e agressivos a outros mais suaves com maestria), o jeitão de Prog Metal anos 80 de “Evolution at Any Cost” e seus riffs preciosos, o peso climático e denso de “Checkmate” e seus tempos não tão velozes (mas pesados como um mamute), o jeitão mezzo anos 70 e mezzo NWOBHM de “Sweet Home of Stars” e seu jeito mais sofisticado, e o peso avassalador e ganchudo de “Break the Chains of Your Mind” são os grandes destaques desse álbum.

Uma banda que ainda pode render mais, que precisa de uma qualidade sonora mais bem feita, mas que é altamente promissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário