terça-feira, 12 de setembro de 2017

KAMALA - Consequences of our Past - VOL 1 (EP)


Ano: 2017
Selo: Independente
Nacional

Nota: 10,0/10,0


Tracklist:

1. Take Away
2. Purify
3. Third Eye
4. Endless/Shame
5. Consequences
6. Root


Banda:


Raphael Olmos - Guitarras, vocais
Allan Malavasi - Baixo, vocais
Estevan Furlan - Bateria


Contatos:

Site Oficial:
Twitter:
Bandcamp:
Assessoria:


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


O que leva uma banda a regravar músicas que estão em seu passado, ou seja, que estão em discos antigos?

Uma das melhores respostas: com o tempo e a experiência, a banda tem a oportunidade de brindar os fãs com algo mais maduro, forte e pesado, que muitas vezes a pressa no passado não permite que todo o potencial dessa ou daquela canção seja plenamente aproveitado. E uma regravação pode realmente fazer a diferença, como o KAMALA, de Campinas (SP) nos mostra no EP “Consequences of our Past - VOL 1”.

Experientes e com quatro álbuns nas costas, mais turnês pelo velho continente, e vivendo um momento ótimo e muito criativo, com uma formação sólida e estabilizada, não é de se admirar que o trio esteja mostrando o quanto as novas versões são excelentes. Tirando “Mantra” e a Demo “Corrosive”, a banda gravou duas músicas de cada um de seus três álbuns, agora com versões mais bem maduras e com novos arranjos que fazem jus ao trabalho do trio, e soando ainda mais pesado e intenso que as originais (sem desmerecê-las, longe disso).

Reto e direto: o KAMALA mostra sua evolução nessas revisões de suas velhas canções.

Assim como “Mantra”, seu predecessor, “Consequences of our Past - VOL 1” foi gravado, mixado e masterizado pelas mãos de Guilherme Malosso, mais uma vez no Estúdio RG, em Americana (SP). Óbvio que essa qualidade sonora mais robusta, agressiva e pesada deu uma vida toda especial às canções, sem contar que o “approach” moderno da banda só fez bem a elas. Está muito bruto, pesado e cheio de energia, mas ao mesmo tempo, soando claro, com cada instrumento musical em seu devido lugar, com os timbres de primeira. E o bom gosto impera.

A capa é do artista francês Vorace KahnaBaal, é muito bem trabalhada e bastante reflexiva. Os tons de preto e cinzento reforçam visualmente a musicalidade densa e brutal do EP.

Em termos musicais, a roupagem mais atualizada e bruta do trio (que usa de alguns elementos de Death Metal) atual inseriu nas canções de “Kamala”, “Fractal” e “The Seven Deadly Chakras” uma energia absurdamente envolvente e que nos prende pelos ouvidos. Os novos arranjos e passagens deram uma vida nova às músicas, permitindo que a banda estabeleça um “link” importante e coerente entre seu passado e presente (e futuro, já que se encontram preparando o disco novo).

E preparem-se para o amassa-crânios!

De “Kamala”, vieram a excelente e cadenciada “Take Away”, que está arrebatadoramente agressiva e densa (e com um trabalho fantástico de baixo e bateria, mais passagens fenomenais de guitarras), e “Endless/Shame”, que mesmo sendo brutal e possui uns traços experimentais modernos muito bons, com ótimos duetos vocais e mais uma vez, um trabalho ótimo das guitarras.

De “Fractal”, temos a trabalhada “Purify”, cheia de melodias ótimas, uma pegada um pouco mais técnica (e com baixo e bateria arrasadores), e esse mesmo “approach” mais melodioso se funde a um peso mastodôntico em “Consequences” que exala junto com a agressividade um azedume com certo toque de melancolia ótimo (que surge nas harmonias bem feitas nas guitarras, e reparem nos bumbos velozes).

De “The Seven Deadly Chakras”, o açoite Thrasher intenso e moderno da opressiva “Third Eye”, onde se percebe as influências musicais que aflorarão em “Mantra”, com uso de vários tons diferentes dos vocais, guitarras modernas e bem pesadas (com passagens bem melodiosas), e um peso abusivo e técnico de baixo e bateria; e a energia descomunal que flui de “Root”, com uma técnica mais simples e eficaz, refrão marcante, e um trabalho muito bom das guitarras mais uma vez.

“Consequences of our Past - VOL 1” emana a mesma energia positiva de “Mantra”, chega para ser um dos melhores EPs do ano, e em breve, estará disponível nas plataformas digitais. Mas ao mesmo tempo, como dito acima, faz a ligação entre o passado e o presente da banda. E para o futuro, nos deixa com uma enorme vontade de ouvir o quinto disco do grupo (que já está sendo preparado), pois o KAMALA vive uma fase criativa exuberante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário