sexta-feira, 1 de setembro de 2017

QUINTESSENTE (Doom/Death Metal - Rio de Janeiro/RJ)


Banda: QUINTESSENTE

Início de atividades: Junho/1994

Discos lançados:  “The Mask of Dead Innocence” Demo (1996), “Lonely Seas of a Dreamer” EP (2000), “Songs from Celestial Spheres” álbum (2017)

Formação atual: André Carvalho (vocais), Cristiano Dias (guitarra), Cristina Müller (teclado, vocais), Leo Birigui (bateria), Luiz Fernando de Paula (baixo).

Cidade/Estado: Rio de Janeiro / RJ


BD: Como a banda começou? O que os incentivou a formarem uma banda?

Em 1994 surge no underground carioca a banda MALEFACTOR. O cenário em plena ebulição de bandas com vertentes de Thrash e Death Metal, e vê aparecer uma das pioneiras bandas de Doom Metal da cidade. A intenção sempre foi fazer um som incitado por grandes bandas de Death/Doom da época, como PARADISE LOST, ANATHEMA, MY DYING BRIDE, BENEDICTION, BOLT THROWER, entre outras. Aos poucos fomos incorporando influências do Metal clássico e Progressivo ao som. No ano seguinte, após algumas apresentações, resolvemos mudar o nome da banda para QUINTESSENCE. A ideia era trazer um nome que representasse melhor o som que estávamos fazendo.

Anos mais tarde, mais especificamente 12 anos depois, a banda retornou às atividades sob o nome de QUINTESSENTE. O retorno veio com uma reformulação musical, porém sem perder a essência da banda.


BD: Quais as maiores dificuldades que estão enfrentando no cenário?

Essa é uma pergunta que respondemos desde os anos 90, porém hoje há uma expansão e difusão muito maior no mercado da música, na qual o Metal está incluído, em comparação às décadas passadas. É bem complexa uma resposta imaginando apenas o cenário nacional. Falando do Metal, os incentivos do governo, a mídia especializada, a não profissionalização de produtores e até músicos, contribuem diretamente para o afastamento do público dos shows e eventos. Estamos apenas engatinhando na questão da gestão desse módulo de entretenimento. As dificuldades são inúmeras para aqueles que se propõem a fazer um trabalho com seriedade e dedicação. Requer sacrifício, entrega, engajamento e qualificação a todos os envolvidos.


BD: Como estão as condições em sua cidade em termos de Metal/Rock? Conseguem tocar com regularidade? A estrutura é boa?

Passamos anos afastados e quando retornamos percebemos que muita coisa continua a mesma ou até piorou. Você dedica seu tempo e dinheiro em prol de um trabalho, é a sua arte, sua forma de expressão e na hora de mostrar isso ao público se depara com condições inaceitáveis. Vejo como algumas pessoas, principalmente em redes sociais, incentivam bandas autorais a tocarem sem retorno financeiro ou até a investirem, ou seja, pagarem para tocar (!) em lugares sem a mínima estrutura adequada. Isso é um completo absurdo! Mais uma vez a história do profissionalismo vem à tona. Mas tenho visto um movimento bem bacana de bandas gerando e gerindo suas próprias comunidades com intuito de se fortalecerem no meio. Muitas das vezes se envolvem em ações sociais e buscam apenas a divulgação. Isso sim é válido! Não a exploração da imagem!


BD: Hoje em dia, muitos gostam de declarar o fim do Metal, já que grandes nomes estão partindo, e outros parando. Mas e vocês, que são uma banda, como encaram esse tipo de comentário?

Isso não existe! O Metal, assim como o Rock, se recria... Se reinventa. Nunca haverá fim, apenas evolução.


BD: Em termos de Brasil, o que ainda falta para o cenário dar certo? Qual sua opinião?

Aqueles que podem fazer a diferença entenderem que o Metal é arte e o público perceber que existem bandas brasileiras que não deixam absolutamente nada a desejar em relação às bandas do exterior. Temos muitos, inúmeros problemas em nosso país, mas sabemos fazer Metal como ninguém. Com características únicas.


BD: Deixem sua mensagem final para os leitores.

Convido a todos a conhecerem o nosso novo álbum, “Songs from Celestial Spheres”, disponível em todas as plataformas digitais. Estamos também em todas as redes sociais.

Links para contatos:


Links para audição:

Playlist de “Songs from Celestial Spheres”: https://www.youtube.com/playlist?list=PLID1OV0LySA6NJLvHgAOwgrprmkldk0Ic




Lyric video de “The Belief of the Mind Slaves”: https://www.youtube.com/watch?v=jkIPQxWelSc

Nenhum comentário:

Postar um comentário